A IOB efetuou a 6ª Pesquisa IOB SPED que contou com 929 empresas, representando uma amostra qualificadamente diversificada e quanticamente satisfatória, conferindo assim maior riqueza à análise estatística e maior aderência à realidade de todo o mercado.
Das empresas pesquisadas, 56% estão enquadradas no Lucro Real, 29% no Lucro Presumido, 11% no Lucro Real com acompanhamento diferenciado e 4% em outro tipo de regime.
40% das companhias possuem de 11 a 100 funcionários, conforme disposto no gráfico abaixo, e 31% de toda a amostra afirma ter aumentado seu quadro de funcionários apenas para atender à demanda do SPED.
Outro dado levantado é de investimento e constatamos que 74% das empresas já investe mais de R$1.000 para essa finalidade, buscando garantir seu compliance tributário. Veja o gráfico abaixo:
DIFICULDADES COM O SPED
Mesmo com o suporte especializado e recursos dedicados para a adequação ao SPED, 89% ainda declara ter de médio a alto grau de dificuldade em relação à implementação, conforme disposto no gráfico a seguir.
Dentre as dificuldades sinalizadas por essas empresas, 37% destacou Sistemas e
Tecnologia como o principal obstáculo, seguido por Processos (25%) e Pessoas
(19%) conforme disposto abaixo.
PRINCIPAIS DIFICULDADES DE TECNOLOGIA
PRINCIPAIS DIFICULDADES EM PROFISSIONAIS E PESSOAS RELACIONADA AO SPED
PRINCIPAIS DIFICULDADES DE MERCADORIAS RELACIONADAS AO SPED
PRINCIPAIS DIFICULDADES DE CADASTRO (CLIENTES E FORNECEDORES) RELACIONADO AO SPED
Segue o link do documento completo da 6ª pesquisa disponibilizado pela IOB: Clique aqui para efetuar o dowload
FONTE: IOB SPED
Comentários
Postar um comentário